Fale Conosco pelo MSN ou Skype

 21 DE ABRIL DE 2014

Email
HOME
Capacitação
Consultoria
PESQUISAS
NOTÍCIAS
Editorial
Destaques
Artigos / Entrevistas
Logística
Trânsito
Multimodalidade
Empresas
Comex - Mundo
Economia
Mercosul / Cone Sul
Tecnologia
Política
Legislação
Eventos e Cursos
Agência Intelog
ASSINE GRÁTIS
TODAS EDIÇÕES
INTELOG WIDGET
INTELOG TICKER
RSS
Entre em Contato
Tornar página inicial
Adicionar aos favoritos
Mapa do Portal
Recomendar
Imprimir esta página
Translate This Page

  Tempo



 

  Ferramentas

Calcule o tempo e as rotas para sua viagem
Show My Street - Passeio virtual pelas ruas do mundo
Flightradar 24 - Tráfego Aéreo em Tempo Real
Dados e Informações de Todos os Países do Mundo - IBGE
Veja a hora em tempo real no mundo todo - TimeTicker.com
Leia jornais de todo o planeta - Newseum.org

  21/04/2014   Taxistas trabalharão de uniforme na Capital - A partir de 1º de maio, os motoristas de táxi deverão trabalhar de uniforme padronizado. A ...     21/04/2014   Uma ilha autossuficiente - Uma ilhota de 278 quilômetros quadrados nas Ilhas Canárias, arquipélago espanhol no Oceano Atlântico, se prepa...     21/04/2014   Volks investe em carros elétricos - A Volkswagen vai continuar expandindo as operações na China e começar a vender carros movidos a bater...     21/04/2014   Na China, montadora abrirá cinco fábricas - Mercado de 20 milhões de veículos vendidos por ano, a China é foco obrigatório também da Gene...     21/04/2014   Queda na venda de carros no Brasil obriga fábricas a diminuírem produção - Estoque reforçado leva pelo menos 11 fabricantes no país a ado...     21/04/2014   Os desafios do RS - Quando, em março de 2006, mais de 850 voluntários gaúchos se reuniram e numa jornada memorável definiram o que queria...     21/04/2014   Quer fugir da tranqueira? Então, antecipe o retorno - Em razão do fluxo intenso previsto para o começo da tarde, polícia orienta motorist...     21/04/2014   A EDUCAÇÃO SIMPLIFICADA - Estados e municípios em busca de subsídios para qualificar o ensino dispõem das lições oferecidas pela prefeitu...     21/04/2014   BOMBEIROS RECEBEM DOIS CAMINHÕES - VEÍCULOS TECNOLÓGICOS.     21/04/2014   COMO SERÁ O AEROMÓVEL, PREVISTO PARA 2016 - Orçado em R$ 290 milhões, projeto tramita na Caixa Econômica Federal e verba pode ser aprovad...  
Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Clique para ampliar

28/02/2008

Pirelli dá dicas sobre validade de pneus

Empresas

Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Nota

8,25

38 votos

O gerente de produto carro da Pirelli, Fábio Lopes, orienta que após um período de uso dos pneus, que varia entre cinco e dez anos, ocorre um processo de degradação e pode representar riscos para os ocupantes do veículo. "Após esse período não é recomendada a utilização, pois ocorre o ressecamento da borracha, com perda da flexibilidade, micro-rachaduras e tendência a estouro", afirma.

Outro fato é quando o pneu apresenta rachadura, sendo um sinal do processo de envelhecimento adiantado, segundo o gerente de marketing de produtos para pneus de passeio e caminhonetes da Michelin do Brasil, Flávio Santana. "Após dez anos não recomendamos mais a utilização do pneu, independentemente do estado que se apresente".

A data de fabricação do pneu está marcada em sua lateral, tecnicamente conhecida como flanco, normalmente após a inicial DOT. Seguido dessas três letras vêm quatro números. Os dois primeiros representam a semana e os últimos, o ano da fabricação. Assim, o pneu com o código DOT 0108 foi fabricado na primeira semana de 2008. Outra dica é sempre usar pneus de acordo com as dimensões recomendadas pelo fabricante. Para identificar as medidas é necessário olhar o flanco, que consta dois números separados por uma barra que indicam a largura e altura. Uma letra é o tipo, e o número seguinte trata-se do aro da roda. Desta maneira, um pneu 175/50 R13 tem 175 mm de largura, 50 mm de altura é radial e veste rodas de aro 13. Quando a letra for D, ele é diagonal.

Outra marca que deve ser verificada fica na banda de rodagem e aponta o desgaste. Segundo nossa legislação a profundidade da área que fica em contato com o solo não pode ser inferior a 1,6 mm e quem trafegar com o pneu careca corre o risco de ter o carro apreendido. "O uso do pneu abaixo do limite de segurança não implica em riscos apenas em pista molhada. O aumento da propensão de derrapagens laterais e do espaço necessário para a frenagem ocorre mesmo em pista seca", afirma o presidente da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), Eugenio Deliberato.
            
Segundo a Pirelli, os pneus devem ser calibrados semanalmente, pois quando a pressão fica abaixo do indicado, o consumo de combustível é maior e a carcaça e recapagens podem ser danificadas. Por outro lado, com a alta pressão, aumenta a quebra das carcaças causadas pelo impacto. Além disso, alinhamento e balanceamento é recomendado a cada 10 mil km ou após a ocorrência de vibrações e troca do pneu.

 

Por Portal O Carreteiro

 

Qual a sua avaliação?

6 Comentários - Faça o seu comentário

Voltar

Recomendar   Imprimir

Clique para ampliar

Leia Também

Maxipark traz referências europeias para seus estacionamentos no Brasil

Receita e lucro da Localiza crescem no 1º trimestre

Com nova fábrica, Hyundai almeja 10% do mercado

Volkswagen expande operações e mira carros elétricos

Petrobras e YPFB assinam acordo para suprir Térmica Mário Covas

Taxistas trabalharão de uniforme na Capital

Uma ilha autossuficiente

Volks investe em carros elétricos

Na China, montadora abrirá cinco fábricas

Queda na venda de carros no Brasil obriga fábricas a diminuírem produção

Mais...

 

Este site possui suporte ao formato RSS


 
 


Notícias em Tempo Real

   

UFRGS

Federasul

Google
Pesquisa personalizada

       

 Powered by CIS Manager - Desenvolvido por Construtiva

Intelog - Inteligência em Gestão Logística