Fale Conosco pelo MSN ou Skype

 22 DE JANEIRO DE 2018

Email
HOME
QUEM SOMOS
Capacitação
Consultoria
PESQUISAS
NOTÍCIAS
Editorial
Destaques
Artigos / Entrevistas
Logística
Trânsito
Multimodalidade
Empresas
Comex - Mundo
Economia
Mercosul / Cone Sul
Tecnologia
Política
Legislação
Eventos e Cursos
Agência Intelog
ASSINE GRÁTIS
TODAS EDIÇÕES
INTELOG WIDGET
INTELOG TICKER
RSS
Entre em Contato
Tornar página inicial
Adicionar aos favoritos
Mapa do Portal
Recomendar
Imprimir esta página
Translate This Page

  Tempo



 

  Ferramentas

Calcule o tempo e as rotas para sua viagem
Show My Street - Passeio virtual pelas ruas do mundo
Flightradar 24 - Tráfego Aéreo em Tempo Real
Dados e Informações de Todos os Países do Mundo - IBGE
Veja a hora em tempo real no mundo todo - TimeTicker.com
Leia jornais de todo o planeta - Newseum.org

  21/01/2018   Anac cria ranking de satisfação de passageiros de aéreas - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) passa a divulgar, a partir de hoje ...     21/01/2018   Aéreas Alaska e Virgin são finalmente unificadas nos EUA - Foram quase dois anos de trâmites, mas finalmente as aéreas Alaska Airlines e ...     21/01/2018   Air Europa usará B787 Dreamliner no voo São Paulo-Madri - A Air Europa acaba de anunciar um upgrade para sua rota diária São Paulo-Madri....     21/01/2018   Schiphol é o aeroporto que mais cresce na Europa - O aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, obteve um aumento de 4,8 milhões de passageiros ...     21/01/2018   Foz prevê voos internacionais de Copa, Azul e Avianca - MADRI – Após fechar o último ano com 15% a mais de turistas, a cidade de Foz do I...     21/01/2018   Azul reduz voos em G. Valadares (MG) por falta de estrutura - A Azul vai reduzir de três para um voo diário as operações que ligam Govern...     21/01/2018   Aérea britânica oferecerá serviço de luxo My Driver, da Sixt - A aérea britânica BMI British Midland acaba de firmar uma parceria com a l...     21/01/2018   Cep Transportes cresce 70% em vendas em dois anos - A Cep Transportes, especializada em transporte executivo e logística em eventos no Br...     21/01/2018   Heathrow consultará moradores locais para aprovar 3ª pista - Aproximadamente um mês após propor mudanças em seu projeto para terceira pis...     21/01/2018   JFK ganhará o maior lounge da American Express em 2019 - O aeroporto internacional John F. Kennedy, em Nova York, ganhará o maior lounge ...  
Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Clique para ampliar

17/07/2017

DESEMBARAÇO ADUANEIRO SEM CRISE!

Artigos / Entrevistas

Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Nota

10

1 votos

*Por Claudemir Lopes

 

Seja qual for o ramo de atuação de uma empresa, grande parte das companhias brasileiras fazem algum tipo de movimentação envolvendo comércio exterior. E para que uma mercadoria entre ou saia do país pela alfândega, é necessário que haja o desembaraço aduaneiro. Esta é a última fase do despacho aduaneiro, de acordo com o Regulamento Aduaneiro do Brasil é após o desembaraço que um processo de importação ou exportação é concluído.

 

O início do desembaraço aduaneiro é a conclusão da conferência, entretanto, o próximo passo só é dado caso nenhuma irregularidade com as mercadorias seja detectada.  Então, a autoridade aduaneira fará um registro do desembaraço no SISCOMEX. Por fim, todo o processo será concluído com o importador ou exportador, que deve apresentar a documentação referente ao conhecimento de carga. E só então, a mercadoria pode ser entregue.

 

O processo é sim demorado e envolve análise de documentação e dados. E por isso, muitas empresas perdem tempo e, consequentemente, produtividade. Para que o desembaraço ocorra sem maiores preocupações, é fundamental que as companhias estejam focadas em cumprir as regras de compliance estabelecidas pela legislação aduaneira. A partir do momento que estejam trabalhando em conformidade com as leis, a entrega de uma boa documentação, que apresente informações claras e precisas, será um cenário natural.

 

Entretanto, apesar da burocracia ser dificultosa, é evidente que o contexto tecnológico atual é um grande apoio na realização desses processos. O mercado está cada vez mais exigente e a competitividade cresce a cada dia. Em paralelo o gerenciamento eficiente de processos anda em conjunto com prazos curtos. Logo, aplicar tecnologia em procedimentos de compliance, informação e produtividade passa a ser questão de sobrevivência para as empresas prestadoras de serviços de desembaraço aduaneiro.

 

Como prover a informação ao cliente final? Como gerenciar a sua cadeia de eventos? Como aumentar a produtividade da empresa? Pois é, a tecnologia permite realizar todos estes controles e passos, além de proporcionar uma melhor utilização do recurso humano dentro da empresa, sem aumentar o custo fixo.

 

A exemplo prático de como a tecnologia agiliza os processos relacionados a comércio exterior, temos o Portal Único, projeto coordenado pela Receita Federal do Brasil em conjunto com a Secretaria de Comércio Exterior. O intuito do programa é reformular processos diretamente ligados a importação, exportação e trânsito aduaneiro, incluindo o desembaraço.

 

Outro modelo que simplifica os trâmites de exportação é a DU-E, Declaração Única de Exportação. A declaração também faz parte da nova leva de ferramentas tecnológicas disponibilizadas pelo governo do país, uma vez que processos de importação e exportação são fundamentais para o bom andamento da economia local. A DU-E tem como objetivo eliminar uma série de documentos, e como consequência, gerar economia de tempo para as empresas.

 

Concluo este artigo confirmando que é impossível que dentro de um país não exista mais nenhum processo de comércio exterior. Faz parte da globalização da economia que matérias primas e produtos finalizados entram e saiam do país. Desta forma, os trâmites burocráticos envolvendo despacho e desembaraço aduaneiro devem ser familiares para as companhias. E este cenário está cada dia mais próximo, com o avanço tecnológico e cada vez mais atividades automatizadas.

 

*Claudemir Lopes é Diretor de Produtos da Bysoft. Formado em Comércio Exterior e Análise de Sistemas,  é responsável pela área de suporte, projeto e novos produtos da companhia.

 

Sobre a Bysoft

A Bysoft é uma empresa especializada em soluções para o gerenciamento de processos de comércio exterior. Sempre visando a qualidade e a melhoria contínua de seus serviços, desenvolve, aplica e oferece soluções inovadoras que auxiliam empresas ligadas ao comércio exterior a simplificar seu mundo, agilizando processos e reduzindo custos. Com um modelo de entrega SaaS (software como serviço) e com sua marca registrada I-Global®, a Bysoft ajuda diariamente na otimização e operação das comissárias de despachos, agentes de carga, importadores, exportadores, tradings companies, transportadoras, armazéns, entre outros intervenientes da cadeia logística.

 

Por Claudemir Lopes **

 

Qual a sua avaliação?

0 Comentários - Faça o seu comentário

Voltar

Compartilhar

Clique para ampliar

Leia Também

Ônibus limpos a GNV e Biometano em São Paulo e a diversidade tecnológica e energética

Ensino superior no inferno

A solução da pobreza

Pecuária brasileira verde

Usando a Internet das Coisas como uma Bola de Cristal

Anac cria ranking de satisfação de passageiros de aéreas

Aéreas Alaska e Virgin são finalmente unificadas nos EUA

Air Europa usará B787 Dreamliner no voo São Paulo-Madri

Schiphol é o aeroporto que mais cresce na Europa

Foz prevê voos internacionais de Copa, Azul e Avianca

Mais...

 

Este site possui suporte ao formato RSS



Notícias em Tempo Real

   

Google
Pesquisa personalizada

       

 Powered by CIS Manager - Desenvolvido por Construtiva

Intelog - Inteligência em Gestão Logística