Fale Conosco pelo MSN ou Skype

 26 DE JUNHO DE 2017

Email
HOME
QUEM SOMOS
Capacitação
Consultoria
PESQUISAS
NOTÍCIAS
Editorial
Destaques
Artigos / Entrevistas
Logística
Trânsito
Multimodalidade
Empresas
Comex - Mundo
Economia
Mercosul / Cone Sul
Tecnologia
Política
Legislação
Eventos e Cursos
Agência Intelog
ASSINE GRÁTIS
TODAS EDIÇÕES
INTELOG WIDGET
INTELOG TICKER
RSS
Entre em Contato
Tornar página inicial
Adicionar aos favoritos
Mapa do Portal
Recomendar
Imprimir esta página
Translate This Page

  Tempo



 

  Ferramentas

Calcule o tempo e as rotas para sua viagem
Show My Street - Passeio virtual pelas ruas do mundo
Flightradar 24 - Tráfego Aéreo em Tempo Real
Dados e Informações de Todos os Países do Mundo - IBGE
Veja a hora em tempo real no mundo todo - TimeTicker.com
Leia jornais de todo o planeta - Newseum.org

  25/06/2017   Cansado de boas notícias? - Os internautas constituem são privilegiados pois recebem notícias o tempo todo e a maioria delas: "boas not...     25/06/2017   Gaza recebe combustível do Egito - O Egito abriu esta semana suas fronteiras com a Faixa de Gaza, governada pelo Hamas, para fazer a entr...     25/06/2017   Acordo petrolífero tem maior nível de aderência - Os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e outras nações pr...     25/06/2017   Ministério descarta saída do presidente da Eletrobras após declarações polêmicas - O governo descarta a possibilidade de saída do preside...     25/06/2017   Preços de gasolina, diesel e etanol caem nos postos, diz ANP - Os preços médios da gasolina, do diesel e do etanol vendidos nos postos do...     25/06/2017   Petrobras negocia aditivo em contrato de equipamento para pré-sal em busca de segurança - A Petrobras negocia um aditivo ao contrato com ...     25/06/2017   Venda da Light pela Cemig pode atrair Enel, Equatorial e chineses, dizem analistas - Uma possível venda da elétrica Light por sua control...     25/06/2017   Energisa vê alta de 1,6% até maio no consumo total de energia em suas distribuidoras - A Energisa, que controla 13 concessionárias de dis...     25/06/2017   Exportações de etanol da China disparam em maio - As exportações de etanol da China saltaram em maio para 16.304 metros cúbicos, ou 15 ve...     25/06/2017   França vai parar de conceder licenças para exploração de petróleo, diz ministro - O ministro de Energia da França, Nicolas Hulot, disse q...  
Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Clique para ampliar

18/06/2017

Quatro condições básicas para a sobrevivência e crescimento das Transportadoras e Operadores Logísticos

Artigos / Entrevistas

Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Nota

?

0 votos

Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda

 

Quatro condições podem ser consideradas essenciais para Transportadoras e Operadores Logísticos:

 

(1) capacidade de desenvolver e implantar soluções inteligentes em logística;

(2) capacidade de executar e gerenciar a performance, de forma consistente;

(3) a capacidade de custear e lidar com os custos, mantendo-os em patamares competitivos, e, por fim,

(4) capacidade de ofertar seus serviços ao mercado, tanto para Clientes atuais como para novos Clientes.

 

A capacidade de desenvolver e implantar soluções inteligentes é fundamental para a inovação da sua empresa, no vasto campo coberto pela logística, que engloba as atividades de transportes (importação e exportação, transferência entre Fábricas e Centros de Distribuição, distribuição, etc.), movimentação e armazenagem de materiais (matérias-primas e outros insumos produtivos, MRO, material promocional, produtos acabados, peças de reposição, etc.), gestão de estoques, administração de pedidos, etc.

 

Sem a engenharia logística, estaremos sempre um passo atrás de nossos melhores concorrentes, usufruindo apenas de parte dos possíveis benefícios obtidos pelas empresas pioneiras e visionárias.

 

A engenharia logística é responsável por identificar, desenvolver e implantar soluções distintas das de seus concorrentes, de forma a criar algum tipo de vantagem competitiva para a sua empresa junto a um determinado Cliente ou conjunto de Clientes.

 

Outra importante parte, e talvez a mais desenvolvida e “enraizada” em nosso dia a dia, é a capacidade de executar e gerenciar a rotina operacional, garantindo o nível de desempenho acordado com os clientes internos e externos.

 

Ainda falta muito para aquilo que pode ser considerado “melhor prática”, em função de ainda priorizarmos ações corretivas, comportando-se como verdadeiros “bombeiros” diante do contínuo e insistente sobe-e-desce verificado nos indicadores de desempenho, ao invés de balancearmos nosso foco e a nossa atenção entre as esferas estratégica, tática e operacional.

 

Também precisamos ser especialistas em custos. É necessário saber calcular (e repassá-lo na forma de preço), saber alocar e saber agir de forma a mantê-lo em patamares “saudáveis” para o negócio da sua empresa. Calcular parece ser simples, e normalmente é; não reside aí o principal desafio.

 

Alocá-lo corretamente é um degrau a ser superado pela grande maioria das empresas, que distribuem os custos através de simples rateios, não levando em conta a representatividade das atividades consumidas e o grau de complexidade da operação em cada unidade de negócio, canal de distribuição ou cliente.

 

A cobrança por resultados efetivos coloca o profissional da operação em uma grande gangorra, que ora pende para o nível de serviço, ora pende para os custos operacionais. Difícil mantê-la equilibrada.

 

Por fim, é preciso que isso tudo chegue ao mercado, na forma de um produto ou serviço delineado para um Cliente em específico ou para um grupo de Clientes. A oferta deverá alcançar Clientes atuais e Clientes potenciais. Isso caberá aos setores de Marketing, Vendas e Pós-Vendas.

 

As quatro competências, interagindo corretamente entre si, produzirão resultados excepcionais. O equilíbrio será fundamental para colocar a sua empresa em posição de vantagem no mercado.

 

Tenha cuidado para não construir um modelo desproporcional, onde visões particulares de Vendas, Operações ou Finanças prevaleçam sobre as demais. Isso poderá gerar gigantescos conflitos internos, que resultarão em desmotivação, retrabalho, perda de foco, etc.

 

Analise a situação particular da sua empresa. Aprofunde-se em sua estrutura e funcionamento. Entenda os porquês por detrás da situação atual. Se preciso, recorra ao histórico dela. Saiba, claramente, onde você e sua equipe querem chegar.

 

Finalmente, trace um meticuloso plano de ação, detalhando atividades-chave, responsáveis, prazos e fatores críticos de sucesso em cada uma dessas quatro frentes.

 

Arregace as mangas, mentalize o seu sucesso adiante e trabalhe muito para chegar lá!

 

Se precisar, conte conosco.

 

Por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog

 

Link(s) Relacionado(s): www.tigerlog.com.br 

 

Qual a sua avaliação?

0 Comentários - Faça o seu comentário

Voltar

Compartilhar

Clique para ampliar

Leia Também

Quanto vale um treinamento?

As ondas de evolução: Colaboração e Blockchain no Metrô

José Carlos Medaglia, presidente da EPL: É preciso ver o que é estratégico

Há caminho para as cidades serem mais inteligentes?

Como a Internet das Coisas vai Servicificar os Produtos e Mudar sua Vida?

Cansado de boas notícias?

Gaza recebe combustível do Egito

Acordo petrolífero tem maior nível de aderência

Ministério descarta saída do presidente da Eletrobras após declarações polêmicas

Preços de gasolina, diesel e etanol caem nos postos, diz ANP

Mais...

 

Este site possui suporte ao formato RSS



Notícias em Tempo Real

   

Google
Pesquisa personalizada

       

 Powered by CIS Manager - Desenvolvido por Construtiva

Intelog - Inteligência em Gestão Logística