Fale Conosco pelo MSN ou Skype

 18 DE JUNHO DE 2018

Email
HOME
QUEM SOMOS
Capacitação
Consultoria
PESQUISAS
NOTÍCIAS
Editorial
Destaques
Artigos / Entrevistas
Logística
Trânsito
Multimodalidade
Empresas
Comex - Mundo
Economia
Mercosul / Cone Sul
Tecnologia
Política
Legislação
Eventos e Cursos
Agência Intelog
ASSINE GRÁTIS
TODAS EDIÇÕES
INTELOG WIDGET
INTELOG TICKER
RSS
Entre em Contato
Tornar página inicial
Adicionar aos favoritos
Mapa do Portal
Recomendar
Imprimir esta página
Translate This Page

  Tempo



 

  Ferramentas

Calcule o tempo e as rotas para sua viagem
Show My Street - Passeio virtual pelas ruas do mundo
Flightradar 24 - Tráfego Aéreo em Tempo Real
Dados e Informações de Todos os Países do Mundo - IBGE
Veja a hora em tempo real no mundo todo - TimeTicker.com
Leia jornais de todo o planeta - Newseum.org

  18/06/2018   RGE aumenta em 31% a capacidade energética em Severiano de Almeida - Mais de 33 mil clientes serão beneficiados com o investimento realiz...     18/06/2018   Robô submarino construído por alunos da UFRJ vai representar o Brasil em competição internacional - Estudantes fazem financiamento para c...     18/06/2018   Brasil é um dos poucos países com tolerância zero para álcool e direção - Maioria dos países europeus tem tolerância e investe em fiscali...     18/06/2018   Autuações pela Lei Seca crescem ano a ano e já passam de 1,7 milhão desde 2008 - Levantamento do G1 mostra que punições mais severas não ...     18/06/2018   Preço da gasolina variou 354,7% na primeira quinzena após greve dos caminhoneiros, aponta levantamento da ValeCard - Pesquisa feita por e...     18/06/2018   Cade diz em parecer ao STF que tabela do frete apresenta risco de formação de cartel - Manifestação ocorre a pedido do ministro Luiz Fux,...     18/06/2018   Governo publica edital de leilão de distribuidoras - O edital de privatização das distribuidoras do grupo Eletrobras, publicado na sexta-...     18/06/2018   Ecovix estuda movimentar cargas em Rio Grande - O Grupo Ecovix analisa desenvolver outras atividades que poderiam funcionar no polo naval...     18/06/2018   Preço do diesel diminui, mas não chega às bombas R$ 0,46 menor - O preço do diesel nos postos do Brasil recuou na semana passada, segundo...     18/06/2018   Os fundamentos econômicos e o momento do Brasil - Apesar de uma sensação generalizada de pessimismo sobre a economia brasileira, muitos ó...  
Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Clique para ampliar

06/05/2007

Qual o segredo do sucesso da Toyota?

Artigos / Entrevistas

Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Nota

3

1 votos

A edição da EXAME desta semana destaca o sucesso da Toyota, que se tornou a maior montadora no mundo neste primeiro trimestre de 2007.

É interessante observar que a Toyota é hoje não apenas a maior, mas também uma das mais rentáveis, com uma capitalização de mercado significativamente superior aos demais fabricantes de massa.

Este feito não foi surpresa para profissionais da indústria automobilística. Há muito tempo que se discute "quando" e não "se" a liderança da Toyota se tornaria realidade, face às significativas vantagens competitivas que a empresa tem apresentado nos últimos anos.

Muitos vêm tentando explicar o sucesso da empresa, mas, invariavelmente, a discussão acaba concentrando-se no "Toyota Production System" (TPS), o que, na minha avaliação, é um componente fundamental para o desempenho da Toyota, mas não suficiente para explicar o seu crescimento e sua rentabilidade. Temos que nos lembrar que o TPS, cujos principais conceitos são a eliminação de perdas e o "Just in Time", já existe há muito tempo e é bastante bem conhecido. Seria, portanto, razoável imaginar que os concorrentes já teriam sido capazes de assimilar e aplicar o TPS. É comum também mencionar-se a disciplina e a cultura da empresa como diferenciadores. Disciplina é certamente um diferenciador, mas dificilmente explicaria o avanço da Toyota nas últimas décadas. Cultura, por sua vez, é um termo vago, sujeito a interpretações, e por demais amplo -- que precisaria ser melhor explicitado -- para ganhar todo crédito como alavanca.

Por outro lado, é também importante avaliar se o sucesso da Toyota não advém de uma certa falta de pró-atividade de GM e Ford. Os desafios que estas montadoras enfrentam com relação aos sindicatos, aos custos com assistência médica, etc. não são recentes e tampouco desconhecidos. Na realidade, estão na mesa há anos. A pergunta-chave é porque demoraram tanto para começar a endereçá-los. Certamente um importante diferencial da Toyota seja o fato de que a empresa enfrenta seus problemas imediatamente após serem identificados. Acredito, porém, que este fator não seja suficiente para explicar o sucesso da empresa.

Neste contexto de um sucesso claro, com razões não tão óbvias, seria interessante refletir sobre dois pontos:

1) Além do TPS e melhoria contínua, quais são os outros fatores que podem explicar o sucesso da Toyota? Quais os aspectos concretos da cultura da Toyota que realmente fazem a diferença?

2) Quais são os desafios para a Toyota se manter nesta posição de líder rentável? Quais são as principais ameaças? Quais players têm chances reais de ameaçar a posição da Toyota?

Letícia Costa preside a consultoria Booz Allen Hamilton do Brasil, onde trabalha há mais de 20 anos. Graduou-se em Engenharia de Produção pela Poli-USP e concluiu MBA na Cornell University (EUA).

 
 

Por Portal Exame - Letícia Costa

 

Qual a sua avaliação?

0 Comentários - Faça o seu comentário

Voltar

Compartilhar

Clique para ampliar

Leia Também

Como a criminalidade evoluiu no Brasil desde a década de 1980

Empresas beneficiadas pela Lei do Bem ainda são minoria no Brasil

O desafio da Indústria 4.0 não está nas máquinas, mas nas pessoas

Segurança das informações: corra para não ter prejuízo!

O metrô antes do Metrô

RGE aumenta em 31% a capacidade energética em Severiano de Almeida

Robô submarino construído por alunos da UFRJ vai representar o Brasil em competição internacional

Brasil é um dos poucos países com tolerância zero para álcool e direção

Autuações pela Lei Seca crescem ano a ano e já passam de 1,7 milhão desde 2008

Preço da gasolina variou 354,7% na primeira quinzena após greve dos caminhoneiros, aponta levantamento da ValeCard

Mais...

 

Este site possui suporte ao formato RSS



Notícias em Tempo Real

   

Google
Pesquisa personalizada

       

 Powered by CIS Manager - Desenvolvido por Construtiva

Intelog - Inteligência em Gestão Logística