Fale Conosco pelo MSN ou Skype

 21 DE OUTUBRO DE 2014

Email
HOME
Capacitação
Consultoria
PESQUISAS
NOTÍCIAS
Editorial
Destaques
Artigos / Entrevistas
Logística
Trânsito
Multimodalidade
Empresas
Comex - Mundo
Economia
Mercosul / Cone Sul
Tecnologia
Política
Legislação
Eventos e Cursos
Agência Intelog
ASSINE GRÁTIS
TODAS EDIÇÕES
INTELOG WIDGET
INTELOG TICKER
RSS
Entre em Contato
Tornar página inicial
Adicionar aos favoritos
Mapa do Portal
Recomendar
Imprimir esta página
Translate This Page

  Tempo



 

  Ferramentas

Calcule o tempo e as rotas para sua viagem
Show My Street - Passeio virtual pelas ruas do mundo
Flightradar 24 - Tráfego Aéreo em Tempo Real
Dados e Informações de Todos os Países do Mundo - IBGE
Veja a hora em tempo real no mundo todo - TimeTicker.com
Leia jornais de todo o planeta - Newseum.org

  20/10/2014   O preço do petróleo em queda traz perdas e ganhos - Em menos de duas semanas, a cotação do petróleo tipo Brent desabou de pouco mais de U...     20/10/2014   O trio de desigualdades - Houve uma dose considerável de desconexões nos recém-concluídos encontros anuais1 do Fundo Monetário Internacio...     20/10/2014   "Bolsa Microempresa" encarece e atrasa contratações públicas - Em 2006, o Estatuto Jurídico das Microempresas (Lei Complementar 123) crio...     20/10/2014   Brasil agiu certo na OMC. E errado - Na disputa eleitoral, os especialistas da oposição afirmam que o Brasil errou ao botar fichar nas ne...     20/10/2014   O equilíbrio dos poderes - Já afirmei que a campanha presidencial está tão agressiva porque quem perder perderá muito, talvez tudo. Será ...     20/10/2014   Proteção tarifária do país se mantém elevada e "rivais " reduzem impostos - "Perdemos a exportação e estamos perdendo também o mercado in...     20/10/2014   Agentes de trânsito vão usar radar móvel a partir do dia 28 em Cuiabá - A princípio dois radares móveis e 30 talonários eletrônicos serão...     20/10/2014   JAC muda de ideia e "rebatiza" SUV pequeno que estará no Salão de SP - Modelo que era chamado pela marca de T4, será lançado como T5. Exi...     20/10/2014   Economia de energia no ES equivale a 4 meses de Aracruz, prevê Escelsa - Benefícios do horário de verão dividem opiniões entre os capixab...     20/10/2014   Transporte público de qualidade será tema de fórum em Caruaru, PE - I Fórum Regional de Transporte ocorrerá nesta terça (21) no auditório...  
Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Clique para ampliar

06/05/2007

Qual o segredo do sucesso da Toyota?

Artigos / Entrevistas

Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Nota

?

0 votos

A edição da EXAME desta semana destaca o sucesso da Toyota, que se tornou a maior montadora no mundo neste primeiro trimestre de 2007.

É interessante observar que a Toyota é hoje não apenas a maior, mas também uma das mais rentáveis, com uma capitalização de mercado significativamente superior aos demais fabricantes de massa.

Este feito não foi surpresa para profissionais da indústria automobilística. Há muito tempo que se discute "quando" e não "se" a liderança da Toyota se tornaria realidade, face às significativas vantagens competitivas que a empresa tem apresentado nos últimos anos.

Muitos vêm tentando explicar o sucesso da empresa, mas, invariavelmente, a discussão acaba concentrando-se no "Toyota Production System" (TPS), o que, na minha avaliação, é um componente fundamental para o desempenho da Toyota, mas não suficiente para explicar o seu crescimento e sua rentabilidade. Temos que nos lembrar que o TPS, cujos principais conceitos são a eliminação de perdas e o "Just in Time", já existe há muito tempo e é bastante bem conhecido. Seria, portanto, razoável imaginar que os concorrentes já teriam sido capazes de assimilar e aplicar o TPS. É comum também mencionar-se a disciplina e a cultura da empresa como diferenciadores. Disciplina é certamente um diferenciador, mas dificilmente explicaria o avanço da Toyota nas últimas décadas. Cultura, por sua vez, é um termo vago, sujeito a interpretações, e por demais amplo -- que precisaria ser melhor explicitado -- para ganhar todo crédito como alavanca.

Por outro lado, é também importante avaliar se o sucesso da Toyota não advém de uma certa falta de pró-atividade de GM e Ford. Os desafios que estas montadoras enfrentam com relação aos sindicatos, aos custos com assistência médica, etc. não são recentes e tampouco desconhecidos. Na realidade, estão na mesa há anos. A pergunta-chave é porque demoraram tanto para começar a endereçá-los. Certamente um importante diferencial da Toyota seja o fato de que a empresa enfrenta seus problemas imediatamente após serem identificados. Acredito, porém, que este fator não seja suficiente para explicar o sucesso da empresa.

Neste contexto de um sucesso claro, com razões não tão óbvias, seria interessante refletir sobre dois pontos:

1) Além do TPS e melhoria contínua, quais são os outros fatores que podem explicar o sucesso da Toyota? Quais os aspectos concretos da cultura da Toyota que realmente fazem a diferença?

2) Quais são os desafios para a Toyota se manter nesta posição de líder rentável? Quais são as principais ameaças? Quais players têm chances reais de ameaçar a posição da Toyota?

Letícia Costa preside a consultoria Booz Allen Hamilton do Brasil, onde trabalha há mais de 20 anos. Graduou-se em Engenharia de Produção pela Poli-USP e concluiu MBA na Cornell University (EUA).

 
 

Por Portal Exame - Letícia Costa

 

Qual a sua avaliação?

0 Comentários - Faça o seu comentário

Voltar

Recomendar   Imprimir

Clique para ampliar

Leia Também

O trio de desigualdades

"Bolsa Microempresa" encarece e atrasa contratações públicas

Brasil agiu certo na OMC. E errado

O equilíbrio dos poderes

Administrador de companhia falida e aberta

O preço do petróleo em queda traz perdas e ganhos

Proteção tarifária do país se mantém elevada e "rivais " reduzem impostos

Agentes de trânsito vão usar radar móvel a partir do dia 28 em Cuiabá

JAC muda de ideia e "rebatiza" SUV pequeno que estará no Salão de SP

Economia de energia no ES equivale a 4 meses de Aracruz, prevê Escelsa

Mais...

 

Este site possui suporte ao formato RSS



Notícias em Tempo Real

   

UFRGS

Federasul

Google
Pesquisa personalizada

       

 Powered by CIS Manager - Desenvolvido por Construtiva

Intelog - Inteligência em Gestão Logística