Fale Conosco pelo MSN ou Skype

 20 DE AGOSTO DE 2017

Email
HOME
QUEM SOMOS
Capacitação
Consultoria
PESQUISAS
NOTÍCIAS
Editorial
Destaques
Artigos / Entrevistas
Logística
Trânsito
Multimodalidade
Empresas
Comex - Mundo
Economia
Mercosul / Cone Sul
Tecnologia
Política
Legislação
Eventos e Cursos
Agência Intelog
ASSINE GRÁTIS
TODAS EDIÇÕES
INTELOG WIDGET
INTELOG TICKER
RSS
Entre em Contato
Tornar página inicial
Adicionar aos favoritos
Mapa do Portal
Recomendar
Imprimir esta página
Translate This Page

  Tempo



 

  Ferramentas

Calcule o tempo e as rotas para sua viagem
Show My Street - Passeio virtual pelas ruas do mundo
Flightradar 24 - Tráfego Aéreo em Tempo Real
Dados e Informações de Todos os Países do Mundo - IBGE
Veja a hora em tempo real no mundo todo - TimeTicker.com
Leia jornais de todo o planeta - Newseum.org

  20/08/2017   Chinesa CEFC está em negociações preliminares para comprar fatia na Rosneft - A CEFC China Energy, que surgiu como um operador de petróle...     20/08/2017   Abengoa Brasil recebe aprovação de credores para plano de reestruturação - A unidade do grupo espanhol de energia e infraestrutura Abengo...     20/08/2017   Eletrobras criará canal de denúncias para melhorar controles - Alvo da Operação Lava Jato nos últimos anos e buscando coibir irregularida...     20/08/2017   Eletrobras vai recorrer de decisão da Aneel e diz que tem R$2 bi a receber da CCC - A Eletrobras vai recorrer da decisão da Agência Nacio...     20/08/2017   Cemig oferece pagar R$11 bi por usinas e busca garantias para evitar leilão - A Cemig ofereceu ao governo federal pagar 11 bilhões de rea...     20/08/2017   Citigroup lidera grupo de bancos para IPO da BR Distribuidora, diz fonte - O Citigroup e outros sete bancos devem coordenar a oferta inic...     20/08/2017   Licitação de unidade de gás da Petrobras terá poucas estrangeiras, dizem fontes - Diante de casos bilionários de corrupção envolvendo emp...     20/08/2017   Angra 1 vai parar por 60 dias para reabastecimento, diz Eletronuclear - A usina nuclear de Angra 1 será desligada a partir das 0h de sába...     20/08/2017   Linha de Transmissão Xingu-Terminal Rio obtém licença do Ibama - O Ibama emitiu a Licença de Instalação (LI) que autoriza o início das ob...     20/08/2017   Marcopolo exporta ônibus para o Catar - A Marcopolo fechou contrato para exportar 32 ônibus Viaggio 900 para o operador de fretamento QET...  
Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Clique para ampliar

07/07/2012

Índice de reprovação em exame de direção veicular é de 60%, em Manaus

Economia

Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Nota

1

1 votos

Psicólogos explicam que nervosismo pode ser sintoma de falta de preparo. Candidatos e instrutores também apontam calor como ponto negativo.

Girlene Medeiros Do G1 AM

 
 
60 mil candidatos se matricularam em autoescolas no primeiro semestre de 2012 (Foto: Girlene Medeiros/G1 AM)
60 mil candidatos se matricularam em autoescolas no primeiro semestre de 2012 (Foto: Girlene Medeiros/G1 AM)

Mais de 60 mil candidatos se matricularam em autoescolas de Manaus no primeiro semestre deste ano. Cumpriram as horas de aula na instituição, realizaram a prova teórica e prática. Essa última fase é o principal obstáculo para quem quer ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria B. De acordo com a diretora presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM), Mônica Melo, 60% dos candidatos reprovam na realização do exame de direção veicular.

O alto índice de alunos reprovados obriga a remarcação do teste e a aprovação deve chegar no período máximo de um ano, tempo exigido pelas autoescolas. Caso contrário, o candidato deve iniciar o processo novamente realizando uma nova matrícula e reiniciando o processo de aulas. Foi o que aconteceu com o estudante de Direito Antonio Hidaka, de 26 anos. O jovem realizou a prova prática oito vezes e afirma que, muitas vezes, a culpa não é necessariamente do candidato a motorista.

"As horas que passamos conduzindo o carro na área de direção não são suficientes. Uma das coisas que tenho a reclamar é o fato de termos que fazer parte da prova no setor externo à área de teste. Os motoristas ficam buzinando, cortando pela direita e cometendo outras irregularidades e essa situação é ruim para quem está querendo provar algo para o fiscal que fica ao nosso lado. Sem mencionar que os instrutores ficam muito irritados com o forte calor que faz na área de treinamento", explicou ao G1.

A área de teste a que Hidaka se refere é o Complexo de Treinamento de Direção Veicular do Detran/AM, localizado no bairro Santa Etelvina, Zona Norte da capital. A reclamação do calor do estudante está em sintonia com o que pensa a instrutora de autoescola Lúcia Macena. "É o calor de Manaus, não tem como fugir. A maioria dos veículos possui ar condicionado, mas fica difícil passar o dia inteiro com o aparelho ligado. Não tem carro que aguente. Eu acredito, inclusive, que é por conta disso que muitos reclamam de instrutores agindo de forma estressada e se irritando facilmente com os alunos. Não é para menos. Nós passamos o dia inteiro aqui e tem aluno que pede até para parar a aula por causa do calor", desabafou a instrutora.

Exame veicular apresenta alto índice de reprovação (Foto: Girlene Medeiros/G1 AM)
Exame veicular apresenta alto índice de reprovação (Foto: Girlene Medeiros/G1 AM)

Lúcia tem 16 anos de experiência como instrutora de autoescola e afirmou que, muitas vezes, os alunos não estão preparados, mas insistem em ir fazer a prova. Na opinião dela, o conteúdo programático de aulas é suficiente e o desempenho depende de cada candidato. "Na maioria das vezes, o candidato não está preparado. Tem aluno que nunca pegou em um carro e passa e tem aluno que não passa. A gente, como instrutor, avisa para não fazer o teste e remarcar mais aula. Até mesmo porque é perigoso e o candidato pode bater em outros carros. Mas eles acham que a gente está tentando arrancar dinheiro dele e insiste em fazer o exame. Isso sem contar o nervosismo e ansiedade que eles têm", explicou.

O lado emocional é levando em conta e o candidato precisa estar tranquilo para fazer o exame veicular. Segundo a psicóloga Adriana Almeida, o processo de tirar a carteira de motoristas serve, muitas vezes, como um rito de passagem quando o indivíduo terá responsabilidades que não estava acostumado e o nervosismo interfere na performance de quem está fazendo a prova. "É importante lembrar que a atenção é uma função do nosso cérebro que mais facilmente recebe interferência. Caso estejamos com fome, sede, frio ou calor demais dificilmente nos manteremos atentos. Então, o nervosismo da prova inicialmente interfere. Alguns candidatos atribuem a reprovação ao nervosismo, mas na verdade não estavam realmente preparados para a avaliação", explicou a psicóloga.

Dicas aos candidatos
1. Faça uma analise realista sobre a situação. Procure se perguntar: estou preparado para fazer a prova escrita? Como me saí no simulado e durante as aulas? Estou preparado para a prova prática? Treinei de maneira consciente, sei meus pontos fracos e treinei para diminuí-los?

2. Durma bem antes da prova. Faça uma alimentação leve.

3. Respire profundamente e procure manter-se tranquilo.

4. Caso o medo e a ansiedade sejam realmente provocadores de reprovações mesmo estando o candidato preparado para a avaliação, ele pode procurar um psicólogo para que atenda esta situação específica. Há psicólogos especialistas neste problema.

 

Por Girlene Medeiros Do G1 AM

 

Qual a sua avaliação?

0 Comentários - Faça o seu comentário

Voltar

Compartilhar

Clique para ampliar

Leia Também

Licitação de unidade de gás da Petrobras terá poucas estrangeiras, dizem fontes

Angra 1 vai parar por 60 dias para reabastecimento, diz Eletronuclear

GPL industrial terá aumento entre 6,8% e 7,5%

Startups: petroleiras se unem ao Vale do Silício e apoiam energia verde

ANP aprova novos pedidos para 14ª Rodada; leilão tem 21 empresas inscritas

Librelato e Randon apostam em super-rodotrem

Insegurança nas rodovias é a principal preocupação do caminhoneiro brasileiro

Piratas digitais atacam navios

Brasil tem o terceiro maior custo médico-hospitalar do mundo

Motobombas levam águas do São Francisco à região metropolitana de Fortaleza

Mais...

 

Este site possui suporte ao formato RSS



Notícias em Tempo Real

   

Google
Pesquisa personalizada

       

 Powered by CIS Manager - Desenvolvido por Construtiva

Intelog - Inteligência em Gestão Logística