Fale Conosco pelo MSN ou Skype

 24 DE JULHO DE 2016

Email
HOME
QUEM SOMOS
Capacitação
Consultoria
PESQUISAS
NOTÍCIAS
Editorial
Destaques
Artigos / Entrevistas
Logística
Trânsito
Multimodalidade
Empresas
Comex - Mundo
Economia
Mercosul / Cone Sul
Tecnologia
Política
Legislação
Eventos e Cursos
Agência Intelog
ASSINE GRÁTIS
TODAS EDIÇÕES
INTELOG WIDGET
INTELOG TICKER
RSS
Entre em Contato
Tornar página inicial
Adicionar aos favoritos
Mapa do Portal
Recomendar
Imprimir esta página
Translate This Page

  Tempo



 

  Ferramentas

Calcule o tempo e as rotas para sua viagem
Show My Street - Passeio virtual pelas ruas do mundo
Flightradar 24 - Tráfego Aéreo em Tempo Real
Dados e Informações de Todos os Países do Mundo - IBGE
Veja a hora em tempo real no mundo todo - TimeTicker.com
Leia jornais de todo o planeta - Newseum.org

  23/07/2016   Justiça defere liminar que proíbe mão de obra estrangeira no Porto de Santos - A Justiça deferiu nesta terça-feira (19) uma liminar favor...     23/07/2016   Porto de Porto Murtinho reativado em MS recebe primeira carga de aço com destino a Bolívia - Reativado no fim do ano passado com o intuit...     23/07/2016   Tata planeja enfrentar dificuldades aliando-se ao grupo ThyssenKrupp - Esse tipo de referências a famosos marcos europeus usados para "ap...     23/07/2016   Porto de Suape pode decidir sobre instalação de indústrias e empresas - O Porto de Suape ganhou mais autonomia e voltará a ter poder de d...     23/07/2016   CBO batiza PSV 4500 - O Grupo CBO realiza neste sábado (23) o batismo do "CBO Itajaí". A embarcação é um PSV 4500, que foi construído com...     23/07/2016   Transportadoras querem refinanciamento tributário - O presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Clésio Andrade, defende a ...     23/07/2016   O desafio transversal da mobilidade urbana - Leio n’O Estado de S. Paulo de 26 de junho que, dos 125 projetos de mobilidade urbana que de...     23/07/2016   Navegação interna registra alta de 16% - Indo contra a crise econômica instalada no Brasil, o mercado de navegação interna segue em alta ...     23/07/2016   Soja, açúcar e milho garantem recordes no Porto de Santos - Com seis recordes mensais sucessivos em 2016, o Porto de Santos alcançou o ma...     23/07/2016   Arbitragem portuária - Arbitragem não é coisa nova no Brasil. Integra (01, 02) nosso arcabouço jurídico desde a 1º Constituição (1824) – ...  
Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Clique para ampliar

18/04/2007

Intermodalidade: Importância para a Logística e Estágio Atual no Brasil

Editorial

Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Nota

?

0 votos

Artigo publicado em 2000.


O custo de transporte representa a maior parcela dos custos  logísticos na maioria das empresas.

Ele pode variar entre 4% e 25% do faturamento bruto, e em muitos casos, supera o lucro operacional. Em 1998, o custo total de transporte nos Estados Unidos foi de US$ 529 bilhões representando 59% de todos os custos logísticos e  6,2% do PIB. No Brasil estima-se que estes custos estão na ordem de R$ 60 bilhões.

O sistema de transporte no Brasil, que ficou vários anos sem receber investimentos significativos, está passando por um momento de transição no que diz respeito as possibilidades de utilização de mais de um modal na movimentação de cargas por toda a cadeia de suprimentos. Isto ocorre principalmente pelo processo de privatização de ferrovias e portos, execução de obras infra-estruturais e também pela iniciativa de vários embarcadores e prestadores de serviços logísticos.

Os tipos de produtos predominantemente transportados por mais de um modal são commodities, como minério de ferro, grãos e cimento, todos caracterizados como produtos de baixo valor agregado. Portanto, para que estes produtos sejam competitivos é indispensável um sistema de transporte eficiente, pois o custo de transporte é uma parcela considerável do valor destes produtos.

Para produtos de maior valor agregado, o fluxo de transporte por mais de um modal é bastante insipiente no Brasil. Nos Estados Unidos, o transporte rodo-ferroviário apresentou crescimento acumulado de 50% nos últimos 10 anos, tendo transportado em 1998, cerca de 9 milhões de conteineres e carretas.

Como cada vez mais busca-se redução nos custos logísticos e maior confiabilidade no serviço prestado, o uso de mais de um modal no Brasil surge como grande oportunidade para as empresas tornarem-se mais competitivas, visto que o modal rodoviário predomina na matriz de transporte do Brasil, mesmo para produtos/trechos onde não é o mais competititivo.

Embora se possa observar alguns exemplos de soluções logísticas que contemplem a utilização de mais de um modal, estas iniciativas ainda esbarram em questões infra-estruturais e de regulamentação, tais como: eficiência dos portos, terminais para integração entre os modais e regulamentação da operação de transporte por mais de um modal. A infra-estrutura do sistema de transportes no Brasil comparada a outros países ainda deixa muito a desejar, como pode ser visto na figura 1.

Clique aqui e veja o artigo completo.



Artigo publicado em 2000.

 

Por Paulo Nazário - Coppead

 

Qual a sua avaliação?

0 Comentários - Faça o seu comentário

Voltar

Recomendar   Imprimir

Clique para ampliar

Leia Também

A ESCOLA DESRESPEITADA

Fôlego privado

O MAU CHEIRO DA NEGLIGÊNCIA

Linhas de transmissão pedem upgrade

Brasil investe, em média, só 2,18% do PIB em infraestrutura, diz CNI

Justiça defere liminar que proíbe mão de obra estrangeira no Porto de Santos

Porto de Porto Murtinho reativado em MS recebe primeira carga de aço com destino a Bolívia

Tata planeja enfrentar dificuldades aliando-se ao grupo ThyssenKrupp

Porto de Suape pode decidir sobre instalação de indústrias e empresas

CBO batiza PSV 4500

Mais...

 

Este site possui suporte ao formato RSS



Notícias em Tempo Real

   

Google
Pesquisa personalizada

       

 Powered by CIS Manager - Desenvolvido por Construtiva

Intelog - Inteligência em Gestão Logística