Fale Conosco pelo MSN ou Skype

 28 DE ABRIL DE 2017

Email
HOME
QUEM SOMOS
Capacitação
Consultoria
PESQUISAS
NOTÍCIAS
Editorial
Destaques
Artigos / Entrevistas
Logística
Trânsito
Multimodalidade
Empresas
Comex - Mundo
Economia
Mercosul / Cone Sul
Tecnologia
Política
Legislação
Eventos e Cursos
Agência Intelog
ASSINE GRÁTIS
TODAS EDIÇÕES
INTELOG WIDGET
INTELOG TICKER
RSS
Entre em Contato
Tornar página inicial
Adicionar aos favoritos
Mapa do Portal
Recomendar
Imprimir esta página
Translate This Page

  Tempo



 

  Ferramentas

Calcule o tempo e as rotas para sua viagem
Show My Street - Passeio virtual pelas ruas do mundo
Flightradar 24 - Tráfego Aéreo em Tempo Real
Dados e Informações de Todos os Países do Mundo - IBGE
Veja a hora em tempo real no mundo todo - TimeTicker.com
Leia jornais de todo o planeta - Newseum.org

  28/04/2017   Atenção motoristas: BR-163/MS tem pare-e-siga da CCR MSVia - Se você pretende viajar pela BR-163/MS fique atento, a CCR MSVia informa qua...     28/04/2017   Vôlei Taubaté, patrocinado pela CCR NovaDutra, conquista vaga inédita para a final da Superliga - Representantes taubateanos venceram qua...     28/04/2017   Programa “Caminhos para Cidadania” leva peça teatral a Porangaba, Torre de Pedra, Bofete e Pardinho - Espetáculo levará aos alunos partic...     28/04/2017   Triunfo Concebra divulga ações para o feriado do Dia do Trabalho - Entre os dias 28 de abril a 1º de maio haverá reforço de pessoal nas p...     28/04/2017   Estará à vista o fim do mundo? - A indiferença do mundo ocidental é extraordinária. Não são só os americanos que se permitem terem os cér...     28/04/2017   Parceria impulsiona novas tecnologias para aumentar a produtividade do pré-sal - Acordo entre o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e ...     28/04/2017   Passageiros devem confirmar viagens desta sexta (28) - Anac e Ministério dos Transportes orientam viajantes a entrarem em contato com com...     28/04/2017   Arco Norte receberá mais de R$ 2,2 bilhões para recuperação de estradas - DNIT licitou estradas que cortam Mato Grosso, Pará e Rondônia, ...     28/04/2017   Borgwarner apresenta novidades na 13ª Automec - Lançamento do motor de partida remanufaturado. Apresentação da gama de turbos para carros...     28/04/2017   Mercedes-Benz expõe três linhas de peças de reposição - Para a manutenção de veículos comerciais na Automec. Marca é a única do mercado b...  
Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Clique para ampliar

21/04/2017

Mais ciclovias e calçadas. Retrocesso não!

Editorial

Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Nota

9

1 votos


Ciclofaixas, ciclovias e faixas para pedestres e passeios salvam vidas, melhoram as cidades e ajudam a reduzir o trânsito. Ao sugerir a extinção de faixas exclusivas, Dória e Avelleda voltam a estimular o uso irracional (e violento) de automóveis 

Um dia após a abertura do Fórum Mundial da Bicicleta, no México, e das comemorações dos 200 anos de invenção da Draisiana, a avó alemã da bicicleta, e que divulgamos a inclusão de um capítulo sobre a bicicleta no Código de Trânsito Brasileiro, acordamos hoje com a informação de que a Prefeitura de São Paulo pretende substituir parte dos 468 km de ciclovias da cidade por ciclorrotas, sugerindo que os ciclistas deverão voltar a compartilhar o asfalto com automóveis, caminhões, ônibus e motocicletas. 

 

Compartilhar é um conceito interessante, desde que o trânsito seja acalmado, fiscalizado, e tenha suas velocidades reduzidas, para segurança de pedestres, ciclistas, motociclistas e também dos motoristas. Mas não é isso o que se vê nas ruas e avenidas brasileiras, como constatamos, todos os dias, com as notícias sobre atropelamentos e mortes de crianças, jovens e idosos, na maioria dos casos, pedestres, ciclistas e motociclistas. 

 

Assim, a expansão da rede cicloviária é um ponto de honra para qualquer gestor público que queira melhorar a mobilidade urbana em sua cidade e proteger as vidas de seus moradores. Há um ano questionávamos o então secretário de Transportes da cidade, Jilmar Tatto, sobre a qualidade das ciclovias recém-implantadas, que apresentam, de fato, muitos problemas. Tatto declarou que primeiro se tratava de ocupar espaços até então usados apenas pelos automóveis e que no futuro essas ciclofaixas poderiam ser melhoradas e consolidadas. 

 

Se há problemas na rede cicloviária paulistana , o que se espera é que o prefeito João Dória e seu secretário de Transportes Sérgio Avelleda trabalhem para corrigí-los e para ampliar a rede cicloviária, de forma a integrá-la aos transportes de massa, tal como fizeram as cidades da Alemanha, Dinamarca e Holanda, citadas pelo "bikeanjo" JP Amaral, em entrevista ao Mobilize. 

 

Da mesma forma, a melhoria das calçadas  - essa coisa simples, singela, mas sempre abandonada pelas prefeituras  - também é um fator básico para a segurança e conforto de quem caminha, seja uma criança, um idoso, ou uma pessoa com deficiência. Assim, seguimos apoiando a campanha Calçada Cilada, que já flagrou mais de mil armadilhas nas calçadas do país. A maratona segue até o final de abril e está aberta à participação de qualquer pessoa. Basta usar o app Colab, fotografar e registrar a #cilada. 

Por fim, lembramos que nesta sexta-feira (28) ocorrerão bicicletadas em todo o mundo, inclusive aqui no Brasil e na sofrida cidade de São Paulo. Pedestres e cadeirantes também são bem-vindos :-)  

Marcos de Sousa
Editor do Mobilize Brasil

 

Por Marcos de Sousa - Editor do Mobilize Brasil

 

Qual a sua avaliação?

0 Comentários - Faça o seu comentário

Voltar

Recomendar   Imprimir

Clique para ampliar

Leia Também

A impunidade que premia os assassinos desalmados

O DESCASO COM A BR-116

Para sobreviver, transporte de cargas precisa de armaduras novas

Motoristas e direção segura

Desafios pelo caminho

Atenção motoristas: BR-163/MS tem pare-e-siga da CCR MSVia

Vôlei Taubaté, patrocinado pela CCR NovaDutra, conquista vaga inédita para a final da Superliga

Programa “Caminhos para Cidadania” leva peça teatral a Porangaba, Torre de Pedra, Bofete e Pardinho

Triunfo Concebra divulga ações para o feriado do Dia do Trabalho

Movimento na via Dutra deve ficar mais intenso a partir da tarde de sexta-feira (28)

Mais...

 

Este site possui suporte ao formato RSS



Notícias em Tempo Real

   

Google
Pesquisa personalizada

       

 Powered by CIS Manager - Desenvolvido por Construtiva

Intelog - Inteligência em Gestão Logística